FT-CI

Argentina

LEAR: Uma nova semana de história

11/08/2014

LEAR: Uma nova semana de história

Por Frederico Noa, de Buenos Aires

Cada semana marca uma nova etapa nesta luta. As manobras da patronal para pressionar e garantir as demissões, a repressão que desta vez veio pelas mãos da polícia de Buenos Aires, e o silêncio cúmplice do Ministério do Trabalho e do governo, não dobraram e nem desmoralizaram o ativismo.

Na semana da terceira Jornada Nacional, na quarta-feira dia 23 de julho, houve uma nova leva de 30 reincorporações, e setores do ativismo começaram a entrar na fábrica. Já voltaram a trabalhar 50 demitidos, um primeiro avanço, apesar de mais de 100 trabalhadores ainda esperarem a reincorporação. Chegam vários sinais de apoio dos companheiros que estão dentro da fábrica. Cada avanço é um golpe para a patronal imperialista. Os delegados ilegalmente impedidos de entrar na fábrica – apesar de terem 5 sentenças a seu favor-, contam desde sexta-feira com uma nova sentença favorável, do Tribunal do Trabalho n5 de la Plata, que rechaçou o pedido da empresa de que seja revertida a sentença contrária a seu interesse. Esta semana confirmou como está vivo e em pleno desenvolvimento um dos maiores conflitos operários dos últimos anos.

Novo escândalo no SMATA

O sindicato dos metalúrgicos de Buenos Aires (SMATA) e seu presidente, Pignanelli, vem dando grandes mostras do papel patronal que jogam diante das demissões e suspensões. Já vimos os ataques e os demitidos da fábrica de autopeças Gestamp ligada ã Volkswagen, assembleias fraudulentas na própria Volkswagen e a perseguição aos delegados “traidores”, assim como a escandalosa assembleia farsa por meio da qual foi ganha uma denúncia penal e o amplo repúdio de figuras de diversos setores, na qual “sequestraram” os trabalhadores de Lear e em meio aos bate-paus disseram para “votar” contra os delegados sob ameaça de demissão e fechamento da fábrica.

Mas a “Verde” [1] não mede as manobras para conter, usando o medo, o trabalhador de Lear. Na quinta-feira, dia 24, o SMATA organizou uma reunião do sindicato com os 30 reincorporados pela última audiência. Alguns dias depois, o áudio desta reunião, que demostra que contra o SMATA até as paredes ouvem, começou a ser difundido até chegar a coluna sindical de Ricardo Carpena do Clarín, um dos principais jornais impressos da Argentina. Um novo escândalo. Três burocratas da “Verde”, diante de um auditório mudo frente a um espetáculo, mostrou com todas as cores como os rapazes de Pignanelli trabalham para a empresa. “Se não podemos conduzir esta fábrica, o grêmio vai fazer o possível para que esta seja fechada”, “entram pelo sindicato e saem pelo sindicato”, “ Esqueçam-se dos delegados que tiveram. Esqueçam-se, durante dois anos, de delegados...se não há nada seguiremos nós”, “ não tirem os pés do prato”. São mostras de um regime sindical ditatorial com a base dos trabalhadores metalúrgicos. Mas por trás das dos bate-paus da “verde”, se esconde uma burocracia que teme a força dos trabalhadores, que teme a volta dos delegados. Uma burocracia que tem medo que os setores opositores da base dentro de Lear ganhem força, e que novos setores avancem em sua própria organização nas automotrizes.

A “Verde” e sua tentativa de ditadura a serviço da patronal, contando ainda com um enorme apoio do governo, é uma homenagem ã força dos trabalhadores e seu poderoso papel na produção de uma das indústrias mais importantes do país. A burocracia joga um papel central contra a luta dos trabalhadores de Lear, mas pagando custos enormes. A defesa incondicional do plano patronal diante da firmeza da luta dos demitidos, está levando a Verde a cometer erros grosseiros, colocando em risco setores inclusive de sua própria base, como se viu nos episódios de terça-feira que contaremos abaixo.

Repressão e repúdio popular, paralisação e crise na Verde

No domingo, uma nova assembleia votou, além da quarta Jornada Nacional de Luta, uma concentração para terça-feira, como medidas centrais do plano de luta da semana. Na terça, nas primeiras horas da manhã, começaram a chegar os demitidos, que junto a uma centena de companheiros do Partido dos Trabalhadores pelo Socialismo (PTS) - organização irmã da Ler-qi na Argentin - e dezenas do Partido Obrero (PO), começaram a armar diversos piquetes ao redor da fábrica, driblando um imenso operativo da política de Buenos Aires e, como sempre, estávamos cercados por colunas de policiais que ocupavam a avenida Panamericana.

Antes das 6 da manhã os operários foram se concentrando em quarteirões perto da fábrica. Um grupo de mulheres demitidas foi ao seu encontro, distribuir-lhes o boletim, pedir seu apoio e discutir com a base, entre os insultos e ameaças de um grupo de “verdes”. Uma grande maioria de trabalhadores saiu da fábrica em solidariedade à luta dos demitidos. A jornada começava a conquistar um apoio muito importante dos companheiros de dentro. A Verde quis reunir os trabalhadores, mas fracassou. No entanto, um grupo de fura-greve e os bate-paus do SMATA que queriam acabar com o piquete, escoltados por um grande cerco policial, se colocaram de forma provocadora frente aos demitidos. A polícia, sob responsabilidade do Fiscal Marcelo Molina Pico, ameaçava passar ã força entre os manifestantes, mas era necessária uma provocação para que as câmeras de TV não deixassem tão em evidencia a cumplicidade das forças repressivas com a patronal ianque. Um bate-pau da verde, com a permissão dos efetivos, cruzou o cordão policial e começou a bater em um dos demitidos, provocação que serviu para que a polícia de Buenos Aires começasse a avançar sobre os manifestantes a força, usando cassetetes, golpes e gás lacrimogêneo, tudo transmitido pela TV ao vivo. A brutalidade da polícia deixou dezenas de feridos e três companheiros presos: “Marley”, delegado da comissão interna de fábrica, um companheiro demitido de Lear e Jonatan Ros, dirigente nacional do PTS. Os noticiários se encherem com as notícias da repressão, que em poucas horas seria repudiada amplamente. Uma delegação de esposas dos detidos junto aos Deputados Christian Castillo, Nicolás del Caño, Néstor Pitrola, Victoria Moyano e advogados exigiram ao Fiscal a imediata libertação e foram ás delegacias para onde foram levados os detidos separadamente. A fábrica não funcionou novamente. Havia uma paralisação forçada, não somente pelos quase 200 trabalhadores que entraram em solidariedade aos demitidos, mas também porque os fura-greve e bate-paus dentro da fábrica começaram a questionar as instruções da empresa e da Verde, os que levou a um enfrentamento com a a polícia, algo que nem eles entenderam.

Os feridos foram atendidos, os presos liberados e o conflito foi uma das principais notícias do dia. Os demitidos de Lear obtiveram um renovado apoio popular para a sua causa, resistindo e saindo mais fortes ainda da terceira repressão nas últimas semanas. A Verde e a patronal saíram derrotadas deste encontro, com a base verde em crise, questionando duramente a sua direção na assembleia dentro da fábrica nesse mesmo dia. Assim, estavam sendo preparadas as condições favoráveis para a Jornada do dia seguinte.

Quarta Jornada Nacional de Luta

As 5 da manhã da quarta-feira dia 30, já dava para perceber as forças que se colocavam em movimento na nova “ Jornada Nacional de Luta contra as demissões em Lear e em todo do país”. Os demitidos, cercados de centenas de militantes do PTS, PO e outras organizações, fizeram piquetes ao redor do debilitado operativo policial, que era reflexo do repúdio a repressão do dia anterior. Lear parou. Nenhum trabalhador se apresentou para o trabalho. Um primeiro triunfo. Em diversas províncias foram tomadas outras medidas: um corte de rua no acesso a rodovia Rosario-Buenos Aires, uma caravana que cruzou a cidade de Córdoba, ações em Neuquén, Tucumán, Jujuy, Bahía Blanca e outras cidades do interior do país.

No começo da manhã, um emotivo ato era televisionado por quase todas as emissoras. Elia Espen, Mãe da Praça de Maio, uma das fundadoras dessa organização que se dedica ã encontrar desaparecidos políticos da ditadura na Argentina, entregava novamente seu lenço (símbolo da luta das Mães da Praça de Maio) para a comissão interna, como um reconhecimento ã sua luta. Suas palavras fizeram chorar quem as escutava, os aplausos se impuseram e dava para sentir a energia que dá um exemplo de luta como Elia estar junto aos trabalhadores, desta vez acompanhada por Cachito Fukman da AEDD e Victoria Moyano e Alejandrina Barry do CeProDH, organizações de direitos humanos.

Logo após o ato, um novo e surpreendente “piquete móvel” desconcertou a Polícia e sua monumental demonstração de forças que se demonstrava inútil. Sua vã tentativa de deter os veículos só piorava congestionamento da Panamericana. A impotência levou a Polícia a montar uma grosseira provocação, atirando um dos chefes da operação de maneira inacreditável na direção de um dos automóveis dos manifestantes, simulando um atropelamento. Por esse “fato” o motorista foi retirado a força pela janela do carro, e acabou sendo detido. Horas mais tarde o liberaram: não dava para sustentar a farsa montada, que caía por si mesma. Outro fracasso dos rapazes de Berni.

Enquanto isso, centenas de manifestantes se colocavam na beira da avenida Panamericana, observando a caravana escoltada pelos bonecos de “abutres” gigantes, que com criatividade, fizeram os estudantes da IUNA (Instituto Nacional de Arte), que fazia referencia a patronal norte-americana. Essa imagem chegou ás páginas dos grandes jornais norte-americanos Wall Street Journal e New York Times. A ação foi transmitida ao vivo pela maioria dos meios de comunicação. A reivindicação pela reincorporação dos mais de 100 trabalhadores demitidos, a luta pela reintegração da comissão interna e o repúdio ã repressão se fazia sentir.

Ao final da jornada, ficou uma incógnita, a suposta audiência que se realizaria entre a empresa, o governo e o SMATA, segundo consta nas atas do Ministério do Trabalho da semana passada. Como em audiências anteriores, os demitidos e a comissão interna desconhecem seu resultado já que são deixados de lado com o aval escandaloso do Ministério do Trabalho. No fechamento desta nota foi confirmada a reunião, que acontecerá dia 31 com Facundo, Hugo Moyano e contará com a presença da comissão de fábrica de Lear. É uma expressão do enorme apoio que esta luta tem e será um lugar para exigir medidas concretas de apoio da CGT (central sindical de oposição a SMATA)

Seguir adiante neste difícil e histórico conflito

Nessa semana, a Verde e a patronal sofreram derrotas e ficaram na e na defensiva, mas isso não significa que não estejam preparando novas tentativas para derrotar os lutadores.

O apoio ás medidas de luta e organização da ampla solidariedade em uma força militante e ativa, é uma das tarefas mais importantes dos companheiros do PTS e todos aqueles que entendem que é importante que esta luta triunfe. O fundo de greve em um conflito tão longo tem importância fundamental. A campanha “1 milhão de pesos por Lear” continua avançando. Em que pese estarmos na última semana do mês, a soma total já arrecadada supera dos $350.000,00, sendo a grande maioria arrecadações provenientes das diversas atividades que impulsionamos a partir de nosso partido, bem como das bancadas de deputados do PTS na FIT (Frente de Esquerda e dos Trabalhadores).

Desde o momento em que começou esta luta, a partir do PTS estamos somando uma grande força militante para cada medida tomada pelos operários, desenvolvendo também uma campanha em todo país para contribuir com o fundo de greve, fazer agitações semanais, coletas em dezenas de fábricas, escolas e dependências estatais. É que a luta de Lear e seu desfecho já vão além do o próprio conflito. É uma causa que está sendo seguida por milhares de trabalhadores e estudantes que se veem como manifestantes nesta dura batalha contra o ajuste do governo, contra as patronais e a burocracia.

  • NOTAS
    ADICIONALES
  • [1Cor do símbolo da burocracia sindical metalúrgica do SMATA.

Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)