FT-CI

Quatro perguntas sobre o projeto de Chavez

04/04/2007

Hugo Chávez alçou sua voz contra Bush desde a tribuna do estádio de Ferro, preparado pelo governo de Kirchner. Seu discurso chegou a milhões mediante a TV e confirmou a alta popularidade que tem o presidente da Venezuela na Argentina e no resto do continente. Chávez chegou a este ascenso popular com um discurso polarizado contra o imperialismo norte-americano e reivindicando, como o fez quinta passada em Ferro e aproveitando a visita de Bush no Uruguai, a tradição das gestas antiimperialistas do continente, desde Sandino até Che Guevara, mescladas com elogios a Juan Domingo Perón. Hugo Chávez capitaliza assim, em parte, o desprestigio de massas do governo dos EUA e a tibieza, quando não diretamente submissão, do resto dos presidentes latino-americanos que se dizem "progressistas".

Entretanto, os mesmos partidários de Kirchner, como o questionador Artemio López da consultoria oficial Equis, reconhecem que Chávez é "o líder latino americano que melhor conseguiu construir a imagem de redentor social, independente da complexa realidade social de seu país e de sua própria gestão". Ou seja, uma coisa é o que Chavez diz, e outra o que faz.

 1 Como é a distribuição da riqueza nacional na Venezuela?

A realidade é que a pobreza segue atingindo quase 40% da população da Venezuela, nem mais nem menos que a porcentagem média da pobreza do conjunto dos países da América Latina e do Caribe. O desemprego afeta 10,5% dos trabalhadores, mais de um milhão de venezuelanos, e na juventude chega a 23%.
Isto acontece não porque a Venezuela atravessa uma crise econômica, muito pelo contrário. A economia venezuelana cresceu fortemente nos últimos três anos e conta com una reserva fiscal de mais 35.000 milhões de dólares, a mais alta de sua história, graças ao preço do petróleo que exporta e que no ano passado chegou até quase 60 dólares o barril. O surpreendente é que em 2002 os salários dos trabalhadores significavam cerca de33% da riqueza nacional, e em 2005 caíram para 25%. Por outro lado, a renda dos empresários subiu de 38% para 49% do total da riqueza do país. Ou seja, a Venezuela de Chávez teve nos últimos três ou quatro anos uma distribuição regressiva da riqueza nacional. Os empresários passaram de um terço ã metade “do bolo”, e milhões de trabalhadores só tem um quarto. É um “bolo” maior, mas a parte de “leão” do crescimento foi para os bolsos dos exploradores.

Em especial foram favorecidos os empresários do capital estrangeiro, predominantemente norte-americanos. Em segundo lugar, uma patronal ligada aos negócios que realiza o Estado e suas empresas "mistas" com esse capital estrangeiro, um sócio menor, um empresariado chavista. Este é o segredo da "reconstrução da burguesia nacional" fomentada sobre as costas dos trabalhadores.

A única distribuição progressiva da riqueza se realizou principalmente através das chamadas “Missões”, grandes planos assistenciais do Estado que tem diminuído a pobreza sem, no entanto eliminar-la, mas não através de uma política de salários e emprego favorável aos trabalhadores que sofrem os males crônicos do capitalismo, o desemprego e a carestia de vida que é grave na Venezuela com cerca de 17% de inflação, o índice mais alto do continente.

O programa do verdadeiro socialismo é o contrário: a escala móvel dos salários e horas de trabalho. a escala móvel de salário significa que os contratos coletivos do trabalho devem assegurar o aumento automático dos salários correlativamente com a elevação do preço dos artigos de consumo. E a escala móvel das horas de trabalho significa que o trabalho existente é repartido entre todas as mãos disponíveis e é assim como se determina a duração da semana de trabalho, enquanto o salário, com um mínimo estritamente assegurado, segue o movimento dos preços.

 2 O que faz Chávez com o petróleo e com os recursos estratégicos da economia?

O projeto de Chávez se baseia nas empresas mistas; associações entre o Estado e o capital estrangeiro que segue predominante na Venezuela. O pouco que se fez e que foi apresentado como "nacionalizações", foi, na realidade, a compra a preço de mercado das ações das empresas norte-americanas que há anos vem usufruindo da telefonia e da eletricidade, para o qual Chávez desembolsou 1,5 bilhões de dólares. Se essas ações das empresas imperialistas caem com a crise que atravessam as Bolsas de Valores de todo o mundo, então a Venezuela compartilhará as perdas. As perdas são as únicas coisas que se "socializa" no capitalismo.

Longe do nacionalismo burguês do Século XX, como o Gal. Cárdenas no México que expropriou 17 companhias estrangeiras no ano de 1938 com ressarcimentos praticamente simbólicos e que geraram a inimizade da Inglaterra e outras potencias, Chávez não recebeu mais que elogios dos gerentes do capital estrangeiro. A formação de empresas mistas significa que grandes petroleiras internacionais como a Shell ou a Chevron-Texaco ficam como donas de 49% do petróleo e das instalações das jazidas e campos de onde já vinham operando em convênios com a petroleira estatal PDVSA. O próprio gerente da Shell na Venezuela, Sean Rooney, falou apoiando a criação de empresas mistas: "estar como sócio é muito diferente de estar prestando um serviço".

Por sua parte, a participação do Estado venezuelano nas empresas estratégicas não é identificável com uma melhora para a classe trabalhadora e o povo pobre, senão que está em função de abrir novos e grandes negócios. Desde as relações de Chávez com o Ministro da Vida e seus capitalistas amigos da construção para obras na Venezuela; ou dos negócios do "empresariado argentino" que vão dos grandes como Paolo Roca da Techint até os pequenos piratas como Sergio Taselli; ou do empresário kirchnerista privatizador da Río Turbio e responsável da tragédia minera que planeja vender acessórios argentinos para hospitais da Venezuela, está é a "união latino-americana"?

Contra a aliança entre o capital estrangeiro e nativo que propiciam as "empresas mistas" de Chávez, os trabalhadores necessitam da expropriação sem indenização e sob controle operário dos recursos nacionais. Recentemente, uma importante marcha de milhares de trabalhadores em Caracas apontou esta perspectiva reclamando "nacionalizações sem indenização". Sobre a base da expropriação, a administração operária direta da indústria do petróleo e das principais recursos da economia permitiria destinar todo o necessário para cubrir as demandas vitais de milhões de trabalhadores, camponeses e pobres, e significaria isto sim, uma verdadeira escola de planificação socialista. Mas, pelo contrario, o projeto da "revolução bolivariana" de Chávez, é na verdade o de conservar uma estrutura capitalista semi-colonial, causadora da enorme desigualdade social que subsiste na Venezuela.

 3 Que ferramenta política propõe Chávez?

Chávez propõe aos trabalhadores compartilhar um mesmo partido com a burguesia nacional, com o agravante de que enquanto essa burguesia obtém seus dividendos como sócia menor do capital estrangeiro, a classe operária não obtém nada se associando a ela. Pelo contrario, um partido comum com "os empresários nacionalistas" como os chama Chávez, significa anular a independência e as energias da única força social capaz de se opor consequentemente ao imperialismo, os mais de 10 milhões de trabalhadores venezuelanos. São estes os que junto ao povo pobre constituiriam o verdadeiro exército que com a mobilização nas ruas derrotou a tentativa de golpe que impulsionou em abril de 2002 o capital estrangeiro e a reação dos ricos da Venezuela. A necessidade da independência dos trabalhadores do projeto de Chávez se desprende, uma vez mais, da própria experiência: só um partido próprio da classe trabalhadora que dirija o conjunto do povo pobre da cidade e do campo pode terminar com as ameaças golpistas dos que hoje permanecem aproveitando o momento de bonança econômica para fazer seus negócios. Nem bem a crise do capitalismo que se anuncia na crise das Bolsas golpeie a Venezuela, a contra-revolução levantará a cabeça novamente. Um partido independente dos trabalhadores mobilizará todas as forças para derrotar definitivamente a reação golpista por seus próprios métodos, criando milícias operárias, ocupando as fábricas e empresas e estabelecendo ali o controle operário, promovendo em aliança com os camponeses pobres a tomada das terras dos latifundiários. Ou melhor, “cortaria a jugular” que alimenta as forças materiais da reação: sua propriedade sobre os grandes meios de produção.

Mas ao contrário, o projeto de Chávez é conciliar com a reação enquanto busca disciplinar a classe operária e todas as suas tendências em um partido único junto ao empresariado nacional que, contra toda a seriedade tem o nome de Partido "Socialista" Unificado da Venezuela (PSUV).

Não só para a Venezuela senão que para todo o continente, é uma necessidade dos trabalhadores conquistar sua independência política como classe, seus próprios partidos, absolutamente delimitados das burguesias latino-americanas. Por de pé poderosas ferramentas políticas que liberem a força da classe mais numerosa e produtiva da sociedade, e que lutamos para que seja por um programa revolucionário no caminho do poder operário, para superar experiências como a do PT do Brasil que surgiu nos anos ‘80 com um programa de reformas e que terminou sendo, com Lula no poder, um dócil instrumento do capitalismo.

 4 "Socialismo" com empresários?

Hugo Chávez tem dito que seu projeto se define como "o Socialismo do Século XXI". "O socialismo -disse Chávez- é a unica saída porque o capitalismo, que está em crise, é um modo de controle social. É uma ditadura das elites: una minoria se eleva economicamente e uma maioria empobrece. Se há democracia se impõe que a maioria pobre, excluída, vá reclamar seus direitos. A isso, as elites poderosas vão se opor inclusive violentamente. Por isso o capitalismo e a democracia não podem marchar juntos. Mas, assim como não queremos a ditadura do capitalismo, tampouco queremos a ditadura do proletariado que dizia Marx. Queremos democracia, socialismo".

O certo é que a democracia venezuelana -onde acontecem eleições nas quais "a maioria pobre" vota recorrentemente em Chávez, mas que efetivamente quem decide é o presidente que concentra "poderes especiais"- não tem servido para que estas maiorias mudem qualitativamente sua situação em 8 anos de "revolução bolivariana", nem tampouco nos últimos três anos de crescimento econômico. Essa situação não passa só na Venezuela, senão que em todos os países semi-coloniais do continente. O regime capitalista não produz pobreza porque é antagônico com que haja eleições, mas porque uma classe minoritária se apropria da riqueza social. Esta é a verdadeira "ditadura" que impera na América Latina; oposta a de Marx na qual as maiorias exerceriam sua "ditadura" sobre a minoria exploradora -por isso é qualitativamente mais democrática- e no que as massas se dotam de seus próprios órgãos de auto-governo como a Comuna de Paris ou os soviets da Revolução Russa.

Ao contrário, este "socialismo" de Chávez nega a necessidade da abolição da propriedade privada dos grandes meios de produção e financeiro e portanto, de uma série de revoluções triunfantes na região que termine com a dominação e a exploração do capital imperialista e das burguesias nativas.

Um "socialismo com empresários", vale dizer, com os exploradores, é a negação do socialismo. Só um governo operário e camponês, baseado em organismos de democracia direta com liberdade para todas as tendências operárias e revolucionárias, é o único que pode iniciar a verdadeira perspectiva do socialismo; e não o "partido único" do "socialismo com empresários" que esgrime Hugo Chávez. Os aliados dos trabalhadores não podem ser estes governos atuais aos que Chávez chama a encabeçar a "união latino-americana". É a poderosa classe operária do continente junto aos camponeses pobres e as massas os que podem mediante seus próprios governos encaminhar-se para uma genuína unidade em uma Federação de Repúblicas Socialistas da América Latina que supere as fronteiras impostas pelos capitalistas nacionais e o imperialismo. O socialismo é o projeto histórico dos explorados porque se baseia justamente em liquidar toda exploração.

  • TAGS
Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)