Argentina
X Congresso do PTS
12/07/2007
Do dia 7 ao dia 9 de julho se realizou o X Congresso do PTS. Os delegados que participaram representam a influência do PTS na Capital, Buenos Aires, Córdoba, Santa Fé, Mendonça, Neuquém, Jujuy, Tucumám, La Pampa, estados onde se concentra mais de 80% da população do país.
No debate houve intervenções de mais de 70 companheiros delegados, entre trabalhadores e estudantes, que mostram também a inserção do PTS nas lutas mais importantes que ocorreram este ano em nosso país, como trabalhadores da telefonia, Mafissa, ferroviários, o Casino, INDEC Subte - Metrô, dos professores e ceramistas de Neuquém, das grandes empresas de pneue e da alimentação, gráficos e laboratórios da zona norte da Grande Buenos Aires, do Estaleiro Rio Santiago, assim como companheiros metalúrgicos da Sidera Campana, Siderar San Nicolás e outras fábricas, de importantes terminais de automotrices de Córdoba e Pacheco, de Aguas Gaseosas da Capital, da TVB (ex-Jabón Federal), do Hospital Posadas e caminhoneiros da zona oeste da Grande Buenos Aires, servidores municipais de Jujuy, estatais de Rosario, La Plata e outras cidades.
– A situação internacional
O Congresso do PTS teve como marco de todas suas discussões um ponte de vista internacionalista dos três problemas clássicos que tomamos os marxistas para analisar a situação mundial: a questão do andamento da economia mundial, a situação entre os estatal, quer dizer as disputas entre os grupos dominantes dos distintos Estados, e, em terceiro lugar as tendências gerais da luta de classes neste período.
– A discussão sobre a situação nacional
Economia, classes e Estado ao final do mandato de Kirchner No segundo ponto do tema do Congresso tratamos a situação nacional e a política colocada pelo PTS. Començamos a discussão na tarde do sábado e a continuamos na manhã do domingo. No informe fomos avaliando as mudanças que haviam dado na situação da economia, na dinâmica das classes sociais e no regime político tanto em relação ã crise de dezembro de 2001 como em relação ao que discutimos no IX Congresso, realizado em abril de 2006.
– Uma nova prática militante para um grande projeto político
A sessão do X Congresso dedicada ã orientação da atividade do PTS foi uma das mais debatidas.
– A opinião dos delegados
O X Congresso do PTS se realizou durante os dias 7, 8 e 9 de julho de 2007. Participaram do evento delegados plenos eleitos nos núcleos militantes e os delegados observadores dos círculos marxistas que debateram os materiais do Congresso e aceitaram participar do mesmo, mostrando seu avanço na disposição militante; assim como os delegados da agrupação juvenil Não Passarão.