FT-CI

FRANCIA

Os atentados de Paris e a possibilidade de um movimento antiguerra

12/11/2015

Os atentados de Paris e a possibilidade de um movimento antiguerra

Em meio ao medo e o choque gerado pelos brutais atentados do dia 13 em Paris, as operações contraterroristas em Saint-Denis e a política de Hollande – de “segurança total” internamente e externamente discursando como se fosse Bush – é difícil ver um panorama mais obscuro. Entretanto, se olhamos para além da superfície, a possibilidade de que surja um movimento contra a guerra imperialista e em defesa das liberdades democráticas é algo que está inscrito na etapa que se abre.

Não estamos em janeiro

Depois dos atentados ao Charlie Hebdo e o supermercado Cacher, o repúdio aos atentados havia fortalecido e permitido um respiro a Hollande e ao regime republicano, colocando na defensiva por um momento a extrema direita que ficou fora da unidade nacional.

Habilmente, o presidente francês havia mobilizado os valores culturais da esquerda pós-68, o que permitiu canalizar – com a ação das ruas do 11 de janeiro e atrás do “Je suis Charlie” – o chamado “povo de esquerda”. Por sua vez, com esta operação política havia marginalizado e aberto uma brecha social entre os setores ilustrados e progressistas das classes médias e a juventude das banlieues (bairros periféricos). Marginalizando e estigmatizando novamente estes “cidadãos franceses de segunda categoria” que não glorificavam os novos ícones da República.

Frente aos atuais atentados, pelo contrário, a base social de Hollande só se encontra com medo, que reaquece e alimenta seu discurso bushista. O regime está posto a nu: só pode oferecer mais guerra interna e externa, mais violação dos direitos democráticos fundamentais, uma “trégua social unilateral” que não convence (como se vê na declaração da CGT, também contra a guerra) ou que gera amplas dúvidas em setores da população. É este o caminho que nos leva a uma verdadeira “paz e tranqüilidade”? Teremos que viver todos os dias com um atentado? O “bonheur” [expressão francesa que indica um estado de completa satisfação] francês, nunca mais?

A realidade é que Hollande e a burguesia francesa não têm uma saída de fundo à altura de suas possibilidades reais – não da retórica de seu discurso ou da ameaça de suas ações – para resolver as contradições que estão estourando.
No Oriente Médio, por mais que incremente suas ações militares, o imperialismo francês depende da vontade de outras potências, em especial da Rússia e dos Estados Unidos.

Por outra parte, o desenvolvimento da radicalização interna de uma camada das banlieues expressa a política histórica de discriminação e descaso do estado francês frente a este setor da população, que em 2005 já havia terminado nas revoltas. Desde então, nada se resolveu. Pelo contrário, a fratura social se aprofundou devido ao racismo de estado intrínseco ao caráter do regime e do estado francês.

Neste marco é que Hollande diz que “estamos em guerra”, mas em uma guerra que não tem objetivos claros nem um plano preciso, as vulnerabilidades podem estourar mais cedo que tarde. Esta debilidade estratégica se expressa por ora em que a “unidade nacional” reacionária por cima – cheia de contradições – não é acompanhada em amplas camadas da população com um discurso hegemônico, por baixo.

Por exemplo, os estudantes secundaristas que se mobilizam em várias cidades da França, para além dos atos oficiais, para mostrar solidariedade com os jovens mortos e repudiar a barbárie dos atentados, dificilmente vêem que seus sentimentos humanistas podem ser correspondidos por um governo e um regime cada vez mais “neocon”. Um governo que toma emprestado grande parte do discurso e do programa de segurança da direita e inclusive da extrema direita francesa.

A guerra no Oriente Médio: fonte de novas e permanentes crises

Hollande, para mostrar a autoridade e o “músculo” da França, se mete cada vez mais no lodaçal do Oriente Médio. Ainda que por trás de sua retórica, a realidade é que o faz com meios e recursos limitados. Seu giro para uma coordenação no teatro sírio com a Rússia, acelerada pelos atentados e pelos interesses distintos de ambos, está prenhe de contradições. Tampouco está claro que os Estados Unidos queiram comprometer-se ainda mais, e muito menos seus sócios europeus, que estão vendo um pouco estupefatos a declaração de guerra da França, uma guerra sem objetivos claros. Em outras palavras, seu esforço militarista rapidamente pode expor suas fortes vulnerabilidades, que serão exploradas por seus inimigos tanto no tabuleiro do Oriente Médio como no território europeu e francês para deter a escalada na França.

Por sua vez, as crises das políticas e massacres imperialistas no Oriente Médio e na África se estendem a Europa, como o mostra a crise dos refugiados e os atentados de 13 de novembro. Guerras e intervenções imperialistas que deixaram centenas de milhares de mortos desde que os Estados Unidos invadiu o Afeganistão e o Iraque, que criaram as condições para que surjam fenômenos aberrantes como o Estado Islâmico e que sustentam aliados completamente reacionários, desde Israel até a Arábia Saudita e a ditadura egípcia.

Não há muro que impeça que as repercussões dessas ações hoje se estendam diretamente à Europa, em especial quando existe uma radicalização de uma camada dos cidadãos franceses de origem árabe deixados durante anos a sua própria sorte pelo estado capitalista e seus políticos.

Um salto no intervencionismo militarista da França só pode agravar esta situação. O ataque em um hotel na capital de Mali já parece ser mostra disso. Novos atentados e outras implicações, lamentavelmente, já se podem prever: está o povo francês disposto a entregar seus espaços de sociabilidade a uma maquinaria de guerra permanente “a la norteamericana”?

Um movimento distinto dos movimentos antiguerra dos anos 2000 na Europa

Se se concretiza a possibilidade de que surja um grande movimento contra a guerra, que a princípio pode expressar-se com um caráter mais minoritário e de vanguarda como durante a guerra da Argélia, está claro que este terá um caráter e fisionomia distintos aos movimentos contra a guerra do Iraque na década de 2000 na Europa.

Em primeiro lugar, porque a crise capitalista que se arrasta desde 2007/2008 agravou as contradições da União Europeia. O capitalismo europeu em geral e o francês em particular se encontram em um beco sem saída.

Por outra parte, porque a contestação atual deverá fazer frente a Estados e regimes mais bonapartistas, como já estávamos vendo na França antes dos atentados de 13 de novembro, e que agora dão um salto em seu caráter e giro autoritário.

E finalmente, algo fundamental, que todo movimento que surja topará desde o começo com a hostilidade, as agressões verbais e físicas dos setores de extrema direita, como estamos vendo com os ataques islamófobos que se multiplicaram desde o dia 13. Estes setores, fortalecidos com os atentados, propõem apenas a saída utópica e reacionária de um recuo a si, a volta ao estado nação.

Isto, quando os acontecimentos atuais mostram precisamente a crise do estado nacional (não é casualidade que esta crise viva de maneira mais “existencial” e aguda na França, devido a sua tradição centralista desde antes da Revolução Francesa e que está prolongou, assim como o gaullismo [referente ao general Charles de Gaulle, presidente francês de 1959 a 1969] no século XX). Quando se mostra sua impotência para lidar com as tendências profundas da economia mundial, sua refração na política e na luta de classes, já que há décadas as forças produtivas superaram as fronteiras nacionais e se chocam com o estado nacional e suas fronteiras. Uma contradição que só se pode resolver de maneira progressista com o avanço da revolução internacional e uma política de solidariedade entre os povos, ou seja, uma política internacionalista proletária.

Transformar a raiva frente aos atentados em uma luta contra a política militarista do imperialismo

Frente aos trágicos acontecimentos atuais, as organizações que se reivindicam do trotskismo tem uma enorme responsabilidade. É fundamental levantar uma política valente e um programa correto frente ao giro liberticida, xenófobo e militarista do regime francês e de Hollande. Um programa que partindo do repúdio completo aos atentados, e da solidariedade com as vítimas, enfrente o estado de emergência, as guerras imperialistas e o racismo. Um programa deste tipo pode conseguir um novo auditório na população, que teme por algo tão elementar como sua sobrevivência ou a de seus amigos e familiares.

Um discurso e um diálogo simples com os trabalhadores e estudantes em seus locais de trabalho e estudo, que coloque, por exemplo: “se você quer que não haja mais atentados, que não matem seus familiares, seus amigos e você mesmo, a única coisa que podemos fazer é um grande movimento para deter as intervenções de nosso(s) governos imperialistas na África e no Oriente Médio. Lutar contra o corte a nossas liberdades, que só deixa a liberdade de ação aos reacionários que nos governam. Nossa barbárie (a de nossos governos) é respondida com a barbárie dos jihadistas”.

Um discurso como este pode aumentar a audiência e a influência da extrema esquerda frente a setores da população que estão aterrorizados pela possibilidade de novos ataques terroristas, mas também cansados pelo ruído de sirenes policiais, dos caminhões do Exército dando voltas em Paris e dos milicos patrulhando as casas com suas metralhadoras ameaçadoras.

À medida que sigam avançando os custos e os fortes “danos colaterais” da política que propõem Hollande e a extrema direita, que vão agravar as comoções e as misérias que padecem o povo trabalhador, o discurso e o programa dos revolucionários pode aparecer como o único realista. A isto apostamos os revolucionários e será a melhor homenagem e vingança a todos os que morreram inutilmente na trágica noite de 13 de novembro.

Tradução: André Augusto

Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)