FT-CI

Bolívia: “Curto-Circuito” na Constituinte

Primeira crise política do governo de Evo

14/09/2006

Por: Eduardo Molina
Fonte: La Verdad Obrera N° 203

Quarta-feira, 6 de setembro de 2006

Na sexta-feira, 1/9 o MAS de Evo Morales obteve a aprovação de um regulamento de debates para a Constituinte que, ao consolidar a maioria absoluta (50% mais 1 voto) na aprovação de medidas, lhe permite “soltar” a correia que se impôs ao compactuar com a direita (PODEMOS, Movimiento Nacionalista Revolucionario, Unidad Nacional) além de uma Lei de Convocatória com os “cívicos”que exige a maioria de dois terços para aprovar a futura constituição. Isto provocou o rechaço da oposição burguesa, o que resultou em um escândalo, com o representante do MAS, Román Loayza, gravemente ferido, levando a direita a abandonar a sessão. Com este “curto-circuito” nas negociações se abriu uma importante crise política que coloca em cheque o futuro da assembléia, sendo uma séria demonstração de forças entre a oposição direitista e o governo.

Dias difíceis para Evo Morales

O governo não provém de um “giro ã esquerda” mas de um giro “concertacionista”, buscando limar as diferenças com os empresários, latifundiários e transnacionais, moderando suas tíbias propostas: sua política petroleira sofreu um golpe com o escândalo do contrato Ibero-americana/YPFB (que vulnera seu próprio decreto de “nacionalização”) e a censura ao ministro de Hidrocarbonetos, Solís Rada, no Senado, o que obrigou Evo Morales a permitir que Alvarado “caísse” - ex presidente da YPFB, de filiação nacionalista-. Sua anunciada “reforma educativa” nasce pactuada com os empresários da educação privada e com a Igreja.

Enquanto pede ao imperialismo norte-americano pela ampliação das preferências comerciais da APTDEA (siglas em inglês de Acordo de Preferências Comerciais e Erradicação de Drogas), Evo reconhece que há “coca excedentária”, provocando descontentamento em zonas cocaleiras. Estas concessões não tranqüilizam a direita e ao imperialismo, mas bem (junto ás manobras de Evo para controlar a constituinte) a alentam a exercer mais pressão. Começam, por sua vez, também a minar as ilusões de setores de trabalhadores e do povo, despertando certo descontentamento.

Assim o MAS enfrentou uma importante onda de conflitos na semana passada: paralisação do magistério, transportadores, conflitos no setor de saúde, normalistas, bloqueios rurais e outros, frente ã campanha oficialista contra os “movimentos sociais” que se mobilizam e contra o trotskismo (contra o POR no magistério urbano e contra a LOR-CI em recentes conflitos operários), que para eles significa o fantasma do surgimento de setores radicalizados.
Nesta situação crescem as fricções internas no MAS e maior protagonismo do vice-presidente García Linera e da ala “moderada” que assume as negociações com o Brasil e a Petrobrás, com os EUA, bem como na Constituinte, em que o MAS enfrenta a contradição de buscar um pacto com o conjunto da classe dominante, conservando ao mesmo tempo as ilusões de sua base social.

Demonstração de forças

Estas tensões provocaram a atual crise. A direita e os “cívicos” se reuniram em Santa Cruz para articular suas fileiras, com a paralisação cívica de 8/9 como pressão das regiões que reivindicam a autonomia, exigindo “respeito ã democracia”, tentando chegar a um acordo com setores do Ocidente do país, cientes de que o discurso inflexível regionalista significa um obstáculo para unificar uma alternativa direitista sólida a nível nacional. Ao passo que acusam o governo de “violar a lei”, preparam o terreno para pressões maiores, caso não haja acordo.
Enquanto Evo Morales coloca duras críticas ã PODEMOS e aos prefeitos, ensaiando um apelo ás forças armadas, por outro lado, realiza novas ofertas através de García Linera para modificar o regulamento e alenta a população a se não mobilizar. Sua estratégia consiste um pacto com os representantes dos empresários, os latifundiários e as transnacionais para salvar seu projeto de Constituinte pactuada.

Voltar ã mesa para discutir os termos de uma “Constituinte de concertação”

Dirigentes empresariais, jornais como La Razón o El Deber de Santa Cruz, a Igreja e a “cooperação internacional” exercem pressão no sentido de por um fim na crise, criticando duramente o governo, mas também a “intolerância” da oposição, exigindo um acordo para uma “Assembléia dentro da Lei e da democracia”, ou seja, com maiores concessões e garantias aos empresários, aos latifundiários e ás transnacionais, tratando, porém, de evitar o risco de uma crise de maior amplitude, que poderia alentar a intervenção das massas, um risco que Evo Morales e García Linera não estão dispostos a correr.
Parece, portanto, mais provável que, em torno de algumas disputas, recorram ã mesa de negociações, a fim de chegar a acordos que permitam viabilizar o funcionamento da assembléia - o que não significa que este seja o último “curto-circuito” mas, provavelmente, apenas o início de duros embates políticos quanto ao seguimento e ã orientação das alterações no tipo de regime político estatal e ás regulamentações da economia-.

Alerta para os operários, camponeses e povos originários
O MAS apresenta esta crise como a conspiração direitista contra seu “projeto descolonizador” para “refundar o país”. Trata-se, porém, de uma Assembléia Constituinte que não é livre nem tão pouco soberana, incapaz de responder ás legítimas aspirações democráticas do povo trabalhador, uma vez que em sua agenda não constam as tarefas da libertação nacional e social - reforma agrária, nacionalização dos grandes meios de produção, ruptura com o imperialismo - sem as quais é impensável resolver os grandes problemas nacionais, bem como as demandas mais sentidas: nacionalização efetiva do gás e dos recursos naturais, a terra e o território, o trabalho e o salário, a expulsão das transnacionais, as mais amplas liberdades políticas e de organização para os trabalhadores e o povo, direitos irrestritos ã autodeterminação dos povos originários. A mobilização geral a partir destes objetivos é também a única forma de quebrar o poder das oligarquias regionais e o controle que exercem sobre “seus” departamentos. Porém a política de conciliação de classes do MAS dá margem ã concentração de forças da reação pró-imperialista, confundindo e desmobilizando os operários ecamponeses.

Urgente! Por um Encontro Operário e Popular

Se a direita concentra forças e discute sua política em Santa Cruz, nós, trabalhadores de todo o país devemos fazer o mesmo, para nos colocarmos em pé de guerra contra a reação e por nossas demandas. Chamamos a Federación Sindical de Trabajadores Mineros de Bolivia (FSTMB), o magistério urbano, os trabalhadores da saúde, os sindicatos combativos, a unir forças para impor ã Central Obrera Boliviana (COB) a urgente convocação de um Encontro Operário e Popular; com delegados de base, mandatatados em cada empresa ou fábrica, bairro popular ou comunidade, para discutir uma posição independente e um programa de ação para intervir frente ã atual crise política gerada em torno da Constituinte; para avançar na mobilização e organização pelas demandas operárias e populares.
Esse Encontro poderia erigir uma genuína Assembléia Popular, e contribuir com a preparação política e organizativa para retomar ao caminho de Outubro, o da mobilização revolucionária e do poder operário e camponês, para derrotar a reação e o imperialismo. Propomos a construção de um bloco dos sindicatos combativos e classistas e da esquerda operária e socialista, para impulsionar esse Encontro com uma política independente dos trabalhadores. Com esta proposta intervimos desde a LOR-CI no encontro ampliado da COB realizado em La Paz na quarta-feira, 6 de setembro.


"A libertação nacional e social não está na agenda da Constituinte"
Na Palabra Obrera n° 15, jornal mensal da LOR-CI, no documento “O processo revolucionário, o governo do MAS e a constituinte”, traçamos uma análise da situação política boliviana que demarca a atual crise. O leitor interessado pode encontrá-lo em nossa página da web: www.lorci.org

  • TAGS
Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)