FT-CI

Luta nas universidades federais

Uma grande greve nacional que precisa ser vitoriosa

03/06/2012

Por Juventude ás Ruas RJ

Começando pelos professores estamos vivendo a maior greve da educação superior federal no país em vários anos. Já são mais de 52 universidades e instituições de ensino superior em greve docente e ao menos 18 universidades em greves estudantis.

É preciso apoiar a luta dos professores por um plano de cargos e aumentos salariais, estar lado a lado dos médicos e trabalhadores da saúde que lutam contra a privatização dos Hospitais Universitários (HUs) e o congelamento/redução de seus salários. É preciso que esta grande greve nacional seja vitoriosa, começando pleno atendimento das reivindicações dos professores. As condições de trabalho dos professores são um pré-requisito para uma educação pública de qualidade. Nesta grande luta nacional podemos e devemos avançar para conquistar as mais prementes condições para estudarmos, como bandejões e alojamentos, mas, mais que isto, que nesta grande mobilização sejam dados passos para colocar de pé um grande movimento nacional pela educação e saúde públicas, gratuitas e de qualidade para todos.

Para construir um forte movimento, nacional e democrático, unificado de professores, estudantes, e técnicos-administrativos precisamos construir comandos de greve de universidade, estaduais e nacionais a partir das assembléias locais, dos centros, unidades, com delegados (representantes) revogáveis das assembléias conjuntas ou separadas dos três setores. Em uma greve nacional desta envergadura, onde surgirão diversas tentativas do governo, reitorias, ou mesmo de direções sindicais e estudantis de dividir o movimento é preciso sua unificação democrática para que se dirija a população em defesa da educação pública gratuita e para todos. Só um comando como este pode garantir o desenvolvimento unitário e vitorioso do movimento. Os estudantes e professores em luta precisam saber passo a passo, conforme sua experiência, em quem confiar para o andamento do movimento, e mudar sua representação conforme lhes parecer necessário. Hoje, diversos setores governistas como a UNE e sindicatos dirigidos pela CTB e CUT se dizem favoráveis ã greve, só ainda não avisaram para a federação divisionista e chapa branca de docentes que os mesmos criaram, a PROIFES...estes aliados de hoje podem ser os traidores de amanhã. Por isto é necessário não um comando de cúpulas, mas um comando democrático, desde as mais representativas assembléias de unidade!

Do questionamento objetivo do REUNI a construção de uma pauta política nacional dos estudantes!

Em cada assembléia estudantil do país além da solidariedade aos professores, falas em defesa da educação pública e gratuita, o que mais se escuta são as terríveis condições para permanência estudantil de falta de bandejões, alojamentos, de estudantes que não conseguem permanecer nas universidades porque não conseguem se sustentar, das salas de aula com goteira, com tetos que desabam, laboratórios precários ou inexistentes, dificuldades em ter estágios, residências. Todas estas dificuldades e falas são um questionamento objetivo ao REUNI que garantiu uma expansão precária das universidades públicas, que criou cursos generalistas para formar mais e de forma aligeirada e que não garantem nem pesquisa nem emprego, que implementou a separação de bacharelado e licenciatura. Estes questionamentos que fazemos em cada centro, cada campus e universidades precisam ganhar um corpo nacional. Qual universidade oferece concomitantemente bolsas que sejam suficientes para se sustentar? Alojamento decente e gratuito para todos que necessitem? E bandejão? Creche? São política de governo. Políticas nacionais com especificidades locais! O local é nacional. Fortaleçamos nossa luta unificando estas pautadas que dizem respeito a todas universidades! Façamos um grande movimento nacional: nenhum centro ou campus sem bandejão gratuito com funcionários efetivos da própria universidade; nenhum centro ou campus sem alojamento gratuito e decente conforme a demanda; nenhum centro, campus ou universidade sem creche para todos que precisarem, nenhum centro ou universidade sem bolsas, conforme a demanda, com um piso do salário mínimo. Os jovens não merecemos, nem conseguimos, sobreviver, com menos que o já miserável salário que a lei concede a todos trabalhadores!

Levantar nossa pauta de permanência estudantil como específica, local, favorece as reitorias e o governo. Para questionarmos o REUNI precisamos tratá-las nacionalmente. Porém para avançarmos em um movimento que diga não só abaixo o Reuni, mas que o supere. Precisamos oferecer um plano muito mais radical de expansão da universidade do que faz o governo, para que todos jovens possam estudar gratuitamente e com qualidade. Por isto, apesar de sermos favoráveis aos 10% do PIB para educação, não nos parece que o eixo de agitação da maioria dos DCEs dirigidos pela esquerda anti-governista no país (sobretudo pelo PSOL e PSTU) dá conta de dialogar com a população trabalhadora para que ela tome em suas mãos a defesa da educação pública. Este eixo de agitação ajuda a desmascarar o governo, pois gasta mais de 40% com a dívida, mas não coloca ninguém a exigir seu direito de estudar. Lembremos do Chile, os estudantes ganharam as ruas levantando a reivindicação de educação gratuita e não de alteração do orçamento federal (a discussão passou por isto após ter ganho a maioria da população para sua demanda).

Precisamos lutar pelo livre acesso ás universidades através da estatização das universidades privadas. Centenas de milhões de reais já são gastos ano a ano para financiar os empresários da educação com o PROUNI e outras ajudas do governo federal e do BNDES. Mediante a estatização destas universidades, onde estão concentrados a maioria dos jovens trabalhadores, e utilização destes recursos podemos dar um grande passo para o acesso universal ã educação superior e para sua gratuidade e qualidade!

Dilma dizia em campanha que a educação e saúde eram prioridades...

A intransigência com que trata os docentes, a privatização dos HUs e sua desvinculação das universidades através da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) que pode se associar a fundações privadas e ainda aprofundar a precarização das condições de trabalho. Além disso, a MP 568/2012 aumenta a carga horária e congela os salários por cerca de dez anos mostrando quão falaciosas eram as palavras de Dilma. Com estas medidas não só os profissionais da educação e da saúde são atacados, mas toda a população. A desvinculação dos HUs das universidades e a precarização de seu atendimento (já muito precário em praticamente todos lugares) coloca a população em risco. É justamente a associação de pesquisa, ensino e prática que faz destes hospitais referência no tratamento de doenças complexas e custosas, raras. Assim, os jovens médicos não terão onde realizar suas residências e nem a população onde ser atendida que não em uma UPA ou nos planos privados – que não atendem o caro, custoso, raro.

A prioridade, tal como no governo Lula, é o pagamento da dívida que consome mais de 40% do orçamento e baixos juros do BNDES a empresários das empreiteiras, como a Delta, Eike Batista, entre outros. Por isto dizemos: contra a privatização dos HUs! Abaixo a EBSERH! Por HUs controlados pelos trabalhadores, usuários e estudantes! Pela revogação da MP 568!

Contra a privatização, produtivismo e precarização do trabalho nas universidades: por uma universidade a serviço da classe trabalhadora

As universidades públicas estão há anos sendo privatizadas por dentro. Isto ajuda a entender porque há muitos professores que não aderem ã greve, e isto é mais intenso onde há mais ligação com o capital. Muitos professores recebem mais dinheiro das fundações e das agências “de fomento” ã pesquisa do que das universidades (é por isto também que as pós-graduações não param). Quando um professor puder escolher entre um curso gratuito de uma graduação ou um curso pago de uma fundação em uma pós lato sensu, qual escolheria? E as remunerações destes cursos são muito especiais, é só ver que há cursos na COPPE-UFRJ de um (!) semestre que custam mais de R$ 30 mil por pessoa! Quem pode pagar isto? Por isto dizemos: Fim dos cursos pagos! Abaixo ás fundações!

Na pesquisa ocorre o mesmo, ao invés de estudar algo que seja útil ã população, privilegia-se pesquisas que possam render parcerias com empresas. Todas faculdades de farmácia e geologia do país sofrem escancaradamente este processo mas este não limita-se só a elas e não é só o capital que imprime esta lógica privatista a universidade, são também órgãos dos governos federais e estadual com suas agências de fomento. O CNPq, a FAPERJ, FAPESP, etc., distribuem recursos conforme notas dos programas e cursos e de cada professor oferecidas pela CAPES do governo federal. E como são dadas estas notas? Conforme a produtividade acadêmica (prazos, números de orientandos, número de artigos). A “excelência” acadêmica é medida com padrões de produtividade e números, não em relação ã sua contribuição social e programas de pós-graduação exibem sua nota CAPES como um selo de “garantia de qualidade”. Assim estabelece-se uma relação de assédio moral individual de orientador para orientado e coletivo das instituições com o orientador e orientando (afinal é preciso pressionar para cumprir os prazos e manter sua nota individual e coletiva – se na pesquisa são encontradas dificuldades, descobertas que apontam para outro lado mas exigem mais tempo, dane-se, siga as metas!). E mais que isto, os pesquisadores e institutos mais assediadores, os que mais estabelecem uma divisão do trabalho alheia ã pesquisa científica mas sim digna de um trabalho alienado (montando linhas de produção de bolsistas de iniciação científica, mestrado e doutorado) mais são premiados com recursos para reproduzir suas pesquisas. E, freqüentemente, como a existência determina a consciência, não costumam ser pesquisas nada críticas. Para acabar com este produtivismo exigimos a dissolução da CAPES, CNPq e agências estaduais de fomento, que seus recursos sejam incorporados ás universidades e controlados democraticamente em assembléias dos três setores da universidade! Pela formação de uma agência naciona democrática, não produtivista de fomento ã pesquisa!

Este retrato na pesquisa é reproduzido cotidianamente em cada relação de trabalho na universidade. Se multiplicam os estágios de estudantes que não tem nada de estágios, mas são somente emprego de mão de obra barata (quando são remunerados) e com menos direitos. Mais invisíveis ainda, mais explorados, submetidos a salários de miséria, assédio moral, são os terceirizados. Por isto ao levantarmos nossas bandeiras de bandejões, alojamentos, bibliotecas, precisamos levantar que estes funcionem com funcionários efetivos, que tenham iguais salários e direitos de todos os demais trabalhadores da universidade. Que os atuais terceirizados sejam incorporados as universidades como funcionários efetivos com iguais salários e direitos! Há quem argumente que esta incorporação seria inconstitucional, dando brechas para um nepotismo, mas que nepotismo há em garantir condições salariais, de trabalho, e organização sindical para milhares de negros, pobres, moradores de favelas e subúrbios.

Contra a atual universidade elitista e racista que filtra os estudantes conforme a renda (pois as cotas não alteram isto radicalmente uma vez que as vagas são limitadas), que organiza sua produção de conhecimento não a serviço dos interesses da população, mas segundo os interesses das grandes empresas e ditames produtivistas da CAPES que contribui para reproduzir um conhecimento que é alheio/contrário aos interesses da maioria da população, lutamos pelo livre desenvolvimento da pesquisa, do ensino para toda a população com o livre acesso a universidade, livre de relações de trabalho exploradoras, defendemos uma universidade a serviço da classe trabalhadora gerida democraticamente a partir da auto-organização dos três setores, com maioria estudantil.

Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)