FT-CI

7 de setembro

Retomemos as ações massivas contra a repressão e pelas demandas de junho

07/09/2013

Não podemos deixar a repressão policial passar!

Em defesa da juventude que toma as ruas em defesa do povo!

Retomemos as ações massivas contra a repressão e pelas demandas de junho!

Comunicado da Liga Estratégia Revolucionária – Quarta internacional

O dia 7 de setembro foi marcado por manifestações de protesto envolvendo milhares de pessoas em várias cidades do país, brutalmente reprimidas pela polícia. Desde 13 de junho, dia que ficou marcado pela violência policial contra manifestantes e jornalistas, não víamos uma ação repressiva dessa expressão. Inclusive o discurso unificado de toda a mídia diminuindo a importância das manifestações e reduzindo todas elas a um “punhado de vândalos” lembrou como a imprensa tratava as manifestações de vanguarda de junho antes de explodirem as grandes ações de massas. Não foram ainda a volta das massivas manifestações de 17 ou 20 de junho. Mas seguramente foi um importante dia de ações coordenadas envolvendo uma vanguarda estendida de vários milhares, muito para além do que a imprensa busca mostrar. Até o início da noite, mais de 300 pessoas foram presas pelo país, com mais de 30 presos em São Paulo, 49 presos em Belo Horizonte, 39 em Brasília, mais de 80 no Rio de Janeiro, entre vários outros em distintas cidades do país, algumas das quais tiveram os desfiles “cívico-militares” prejudicados pelas manifestações. Bombas de gás lacrimogênio, spray de pimenta, cães, cassetetes e balas de borracha distribuídos com enorme brutalidade policial , inclusive contra jornalistas. Em São Paulo, a PM chegou a usar balas de verdade, numa cena que foi filmada e apareceu na imprensa, mas que evitam dar maior divulgação para tentar esconder o nível de brutalidade a que chegou a repressão.

Em seu pronunciamento no na noite anterior, Dilma havia declarado que as manifestações eram “legítimas”. Mas a proibição do uso de máscaras em várias capitais, inclusive no Distrito Federal, já apontava para a truculência policial que seria deflagrada conta todos aqueles que não saíram ás ruas para aplaudir os desfiles de “comemoração” de uma suposta independência que até hoje destina 43% do orçamento público para o pagamento de juros e amortizações da dívida pública ao capital financeiro internacional e outro tanto de privilégios aos grandes monopólios nativos e estrangeiros enquanto a população amarga com alguns dos serviços públicos mais caros e de pior qualidade do planeta.

A repressão cada vez maior contra os setores de vanguarda que seguem recorrendo ás manifestações de rua para manterem vivo o “espírito de junho” está a serviço de calar as demandas que vieram ã tona naquelas jornadas e que se chocam de frente com o projeto de país das classes dominantes, seja de petistas ou de tucanos. Os governos Dilma Cabral, Alckmin e tantos outros, assim como a casta de políticos corruptos e vendidos aos interesses dos capitalistas tiram a máscara da demagogia e mostram que somente têm como responder essas demandas das ruas com mais repressão, perseguição e criminalização. Até mesmo artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque e vários outros se indignam contra essa casta política que está de costas para o povo. Vandalismo é manter o mandato de um deputado condenado ã prisão! Vandalismo é tratar jovens manifestantes indignados como criminosos!

Precisamos fazer um chamado a toda a juventude para colocar de pé um novo dia 17 de junho, quando respondemos a repressão massivamente! Precisamos chamar novas manifestações de massa que sejam capazes de barrar a repressão do Estado e retomar a luta pelas demandas de junho!

Abaixo a repressão!

Liberdade imediata a todos os presos políticos!

Abaixo as leis reacionárias que visam criminalizar os manifestantes e os lutadores sociais!

Eliminação de todos os processos contra os manifestantes!

Nossas demandas não foram atendidas, é o momento de voltar ás ruas com toda força para conquistar nossas demandas!

Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)